sábado, 11 de setembro de 2010

Web 1.0 vs Web 2.0

25 comentários:

  1. Web 2.0, um mundo de (novas) possibilidades, tal como este vídeo e a nossa acção de hoje e ontem demonstram!
    Agora é só 'desbravar' terrenos.
    Cláudia Mota

    ResponderEliminar
  2. Web 2.0 a maior janela aberta para o mundo, que qualquer casa pode ter...

    ResponderEliminar
  3. Qualquer dia desaprendemos a capacidade de nos relacionarmos uns com os outros fisicamente. Será que o progresso compensa?

    ResponderEliminar
  4. A web 2.0 veio permitir a utilização de um infindável número de recursos ao dispor de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem. Julgo que o docente não se deve assustar com o progresso da internet, mas mostrar receptividade a aplicações com grande potencial pedagógico. :)

    Filomena M.

    ResponderEliminar
  5. Uma forma muito simples de explicar o que é a Web 2.0 e para que serve aos alunos.

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante, para explorar com um pouco mais de tempo.

    ResponderEliminar
  7. E muito interessante. Gostei.
    Se o Web 2.0 já dá tanta dor de cabeça, fará o web 3.0. Temos de ir com calma

    ResponderEliminar
  8. Muito interessante, sem dúvida! Um dia vou ser profissional de todas as versões da web :)

    ResponderEliminar
  9. concordo plenamente com a colega filomena...

    ResponderEliminar
  10. Desculpa Filomena por ter escrito o teu nome em minusculas.

    ResponderEliminar
  11. O inicio da web1.0
    A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.
    Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial.

    ResponderEliminar
  12. O termo web 2 insere a segunda geração de serviços e aplicativos, tecnologias e conceitos que permitem um maior grau de interactividade. As aplicações desta geração disponibilizam interfaces tão dinâmicas quanto as existentes nas tradicionais aplicações desenvolvidas para desktops, em contraposição com as páginas praticamente estáticas da primeira
    geração de aplicações para Web, a "Web 1.0"

    ResponderEliminar
  13. É interessante e se não querem ficar offline usem e abusem da Web 2.0!!

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito do vídeo. Evidencia de forma simples e clara a essência do conceito de web 2.0, que nos remete para a utilização dinâmica da internet, para a ideia de comunidade, de partilha de informação, de interacção, de globalização.
    Contudo... apesar das inúmeras funcionalidades que a web 2.0 nos oferece e da verdadeira mudança que com elas podemos operar, não podemos esquecer que "A máquina somos nós", senão vejam: http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg

    ResponderEliminar
  15. Achei o vídeo interessante e bastante elucidativo das diferenças entre a web1 e a web2.
    Se a web2 permite estabelecer uma rede infindável de comunicação/informação, o que nos trará o futuro com a web3 ou web4?

    ResponderEliminar
  16. O vídeo
    http://www.youtube.com/watch?v=0Z2VnWfe33M
    faz uma reflexão sobre a tecnologia daqui a 15 anos. Será que estamos preparados?

    ResponderEliminar
  17. Olá,
    Ontem, perdi o comboio do tempo, razão pela qual só agora relaizo o trabalho de casa ou, melhor dizendo, da aula...
    Pois bem, o vídeo é muito elucidativo quanto à explicitação das duas Webs.Na verdade, a grande diferença passa pelo modo como se acede à informação e rentabiliza as potencialidades da Internet. Se a Web 1.0 disponibiliza a informação de uma forma estática, a Web 2.0 é, na sua essência, dinâmica, deixando a rede de ligar apenas máquinas para unir pessoas.Interligação, conexão, interacção, eis, em suma, o que caracteriza a Web 2.0.
    Pretende-se uma nova atitude face à Web 2.0, o grande "cérebro global", e nós formandos temos, ao longo deste ano lectivo, um novo desafio, constituindo esta formação uma aliciante oportunidade de mudança.vamos em frente e por que não continuarmos alimentarmos a nossa reflexão com mais um vídeo sobre a Web 2.0? Aqui fica a sugestão http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg.

    O resto de um bom domingo e uma boa semana. Até à nossa plataforma...

    Isabel Nina

    ResponderEliminar
  18. O video é interessante, mas pouco perceptível.
    A Web 2.0 fornece-nos sites/ ferramentas que permitem gerir conteúdos, criar comunidades e interagir. Possibilita a construção colectiva do conhecimento.
    Pois bem! caminhemos nesse sentido.
    Ana Cordeiro

    ResponderEliminar
  19. Eu concordo com a Ana Cordeiro. O vídeo é divertido, mas se eu não soubesse já a diferença entre a web 1.0 e a web 2.0, talvez não tivesse ficado muito esclarecida. Para mim, a grande diferença está no facto de o conteúdo da internet ter passado de estático (cada página tinha informação que podia ser consultada pelos visitantes) a dinâmico e interactivo (o utilizador passou a poder intervir em muitos conteúdos, adicionando a sua contribuição).

    ResponderEliminar
  20. Este é um vídeo elucidativo sobre as diferenças da WEB 1.0 vs WEB 2.0.
    As aplicações da WEB 2.0 fazem, cada vez mais, parte integrante da acção das escolas, apostando-se em canais para facilitar a comunicação e a aprendizagem, disseminar a informação e capitalizar o conhecimento, possibilitando mais colaboração, partilha, interactividade e construção de comunidades aprendentes on-line.

    Jennifer Silva

    ResponderEliminar
  21. o mundo da web está em constante mudança e para melhor! Muito bem.

    ResponderEliminar
  22. Agora e com mais tempo, devo confessar que considerei o vídeo muito interessante. Na realidade a web apresenta-se como uma grande oportunidade para podermos criar um mundo cada vez mais interligado e dinâmico...

    ResponderEliminar

Deixe uma mensagem aos alunos | Leave a message to your students

O Tellagami é uma app para IOS que nos permite deixar mensagens de 30 s, na versão gratuita. Podemos personalizar o fundo com uma fotograf...